Saúde
Prefeitura irá realizar Dia D contra diabetes
Doença atinge 13 milhões de brasileiros e em Pelotas pacientes do Sistema Unico de Saúde (SUS) terão dois dias para atualizar seu cadastro.
Divulgação -
Na próxima semana, nos dias 4 e 5, segunda e terça-feira, a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RDCNT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá o Dia D contra a Diabetes. A ação, que acontecerá no Centro de Especialidades, terá como objetivo atualizar os dados das pessoas diabéticas insulinodependentes cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, ou seja, a hiperglicemia. Tendo alguns quadros específicos, como as diabetes tipos um e dois, a elevação do açúcar deve ser controlada, seja através da insulina, das fitas de hemoglicoteste ou com o auxílio de um glicosímetro. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que 13 milhões de brasileiros tenham a doença. E em Pelotas, a prefeitura estima que, somente no SUS, cinco mil pessoas tenham a diabetes tipo 2.
Quem comparecer ao Centro de Especialidades na segunda e na terça-feira será recebido pelas equipes de saúde que, além de atualizar o cadastros dos pacientes, irão realizar a troca de glicosímetros antigos e fornecer fitas de hemoglicoteste. Segundo a SMS, a atividade ocorre também após a finalização do contrato com a antiga empresa que fornecia os medicamentos à prefeitura. Os novos materiais que serão disponibilizados pela nova empresa vencedora da licitação não são compatíveis aos que eram fornecidos e, por isso, será feita a troca dos antigos pelos novos. A Secretaria afirma ainda que a substituição não afetará nenhum serviço e começará já no primeiro dia.
Uma das cadastradas que irá atualizar os dados é Jaqueline, filha de Vera Carvalho, 58. A mãe da jovem de 24 anos conta que elas descobriram a diabetes da menina ainda na infância e que há um bom tempo já utilizam os auxílios do SUS. "Ela tinha sete ou oito anos quando descobrimos a doença. Ela teve febre, tinha emagrecido e sentia muita sede. Quando fizemos o exame deu que era diabetes. Logo já fizemos o cadastro e, desde então, já são mais de 15 anos com esse auxílio", diz Vera. Atualmente a menina controla a doença com consultas de dois em dois meses e também com a insulina e as fita fornecidas pelo município.
O atendimento será oferecido nos dois dias, das 9 às 17h. As fitas e aparelhos serão distribuídos no Centro de Especialidades - localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.428, no Centro. A ação é voltada a pacientes já cadastrados no SUS e para atualizar os dados é necessário alguns documentos:
> Cartão Nacional do SUS
> Carteira de Identidade
> CPF
> Comprovante de residência
> Prescrição médica para o uso de insulina feita pelo SUS
> Laudo médico para o uso do aparelho glicosímetro feito pelo SUS
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário