Saúde

Prefeitura irá realizar Dia D contra diabetes

Doença atinge 13 milhões de brasileiros e em Pelotas pacientes do Sistema Unico de Saúde (SUS) terão dois dias para atualizar seu cadastro.

Divulgação -

Na próxima semana, nos dias 4 e 5, segunda e terça-feira, a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RDCNT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá o Dia D contra a Diabetes. A ação, que acontecerá no Centro de Especialidades, terá como objetivo atualizar os dados das pessoas diabéticas insulinodependentes cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, ou seja, a hiperglicemia. Tendo alguns quadros específicos, como as diabetes tipos um e dois, a elevação do açúcar deve ser controlada, seja através da insulina, das fitas de hemoglicoteste ou com o auxílio de um glicosímetro. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que 13 milhões de brasileiros tenham a doença. E em Pelotas, a prefeitura estima que, somente no SUS, cinco mil pessoas tenham a diabetes tipo 2.

Quem comparecer ao Centro de Especialidades na segunda e na terça-feira será recebido pelas equipes de saúde que, além de atualizar o cadastros dos pacientes, irão realizar a troca de glicosímetros antigos e fornecer fitas de hemoglicoteste. Segundo a SMS, a atividade ocorre também após a finalização do contrato com a antiga empresa que fornecia os medicamentos à prefeitura. Os novos materiais que serão disponibilizados pela nova empresa vencedora da licitação não são compatíveis aos que eram fornecidos e, por isso, será feita a troca dos antigos pelos novos. A Secretaria afirma ainda que a substituição não afetará nenhum serviço e começará já no primeiro dia.

Uma das cadastradas que irá atualizar os dados é Jaqueline, filha de Vera Carvalho, 58. A mãe da jovem de 24 anos conta que elas descobriram a diabetes da menina ainda na infância e que há um bom tempo já utilizam os auxílios do SUS. "Ela tinha sete ou oito anos quando descobrimos a doença. Ela teve febre, tinha emagrecido e sentia muita sede. Quando fizemos o exame deu que era diabetes. Logo já fizemos o cadastro e, desde então, já são mais de 15 anos com esse auxílio", diz Vera. Atualmente a menina controla a doença com consultas de dois em dois meses e também com a insulina e as fita fornecidas pelo município.

O atendimento será oferecido nos dois dias, das 9 às 17h. As fitas e aparelhos serão distribuídos no Centro de Especialidades - localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.428, no Centro. A ação é voltada a pacientes já cadastrados no SUS e para atualizar os dados é necessário alguns documentos:

> Cartão Nacional do SUS
> Carteira de Identidade
> CPF
> Comprovante de residência
> Prescrição médica para o uso de insulina feita pelo SUS
> Laudo médico para o uso do aparelho glicosímetro feito pelo SUS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Resolução regulamenta telemedicina veterinária Anterior

Resolução regulamenta telemedicina veterinária

Governo do RS anuncia redução de 71 centavos no ICMS da gasolina Próximo

Governo do RS anuncia redução de 71 centavos no ICMS da gasolina

Deixe seu comentário